domingo, 30 de agosto de 2009

Entrevista Sebastião 'Sebas' Furtado

Fomos falar, um pouco, com Sebastião Furtado, mais conhecido por Sebas. Sebas é o surfista mais competidor do grande Porto e fomos saber sobre as suas idas aos Pro júnior europeus em vários sítios. Fizemos lhe algumas perguntas sobre orçamentos, ambiente nas provas, etc.

Aqui a têm:

Surf Porto: Sebas conta-nos lá como é estar perante estes campeonatos, fala-nos sobre o nível o grau de exigência

Sebas Furtado: Em primeiro lugar, queria só dizer que estes campeonatos nominam-se europeus somente por se realizarem na Europa, porque a nível de inscrições, entra qualquer júnior mundial. Em relação ao nível, é só o melhor nível júnior que se encontra na Europa. Temos atletas como Marc Lacomare -que ficou em 3º no Pro Junior Mundial realizado na Austrália, no início do ano -, Maxime, Adrien Toyon, Charly Martin, etc. São aletas já com um grande nível competitivo e que na maioria, já vivem mesmo daquilo. Ou seja, o grau de exigência é muito elevado.



SP: E para já, soube que não te tem corrido como esperávas. O que achas que correu mal?

SF: É verdade. Perdi todos no primeiro round. Mas pior do que isso, que é aquilo que me deixa chateado comigo mesmo, é o facto de não conseguir fazer o surf que faço no free surf, em competição. Na maioria das vezes é o nervosismo o responsável por estes desempenhos.

SP: E não achas que a parte psicológica pode ser trabalhada?

SF: Claro! Aliás, acho que deve ser trabalhada. Porque, como em tudo, é a cabeça que manda!



SP: Em relação a custos, quanto ficaria mais ou menos ir a uma etapa destas? Tens ajuda de algum patrocinador?

SF: Isso depende do sítio onde se realiza a etapa. Mas por exemplo só de inscrição são 100 dólares por prova!! Juntando isto ao dinheiro que se gasta na estadia, alimentação e transporte, fica bastante caro! Saiu tudo do meu bolso, menos a próxima etapa às Canárias que é a DEEPLY que me paga. Sem ela, duvido muito conseguir fazer o circuito todo.

SP: Qual o surfista junior que achas que tem mais futuro?

SF: Sinceramente, o surfista júnior que me tem impressionado mais é o Vasco Ribeiro!! Acho que é anormal um miúdo de 14 anos estar em 5º lugar num circuito destes!! É incrível a maneira como ele está no heat com os outros atletas muito mais velhos e muito mais nome!



SP: Que tipo de treinos tens feito ? Achas que o teu nível se enquadra neste tipo de campeonatos?

SF: Para já tenho treinado sozinho ouvindo conselhos dos mais velhos e dos atletas mais experientes, mas, em princípio, em Setembro vou começar com uma coisa nova, mas para já é cedo para falar. Sei perfeitamente que nao tenho nível para ganhar, mas penso que se surfar como surfo no free surf, consigo passar alguns heats. Vamos lá a ver como corre agora nas Canárias.

SP: Obrigado e boa sorte para as Canárias.

SF: Obrigado eu.




Ric

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Back !! João Guedes a partir tudo !

Boas pessoal , as férias tiveram ai e o blogue tambem, mas cá estamos nós de volta e a 100% , houveram várias noticias importante que não foram aqui divulgadas, mas vou começar por divulgar as melhores!!

Começo então por falar da grande vitória de João Guedes no campeonato nacional em Santa Cruz derrotando na Final David Luis, os grandes parabens !!

A 2º edição da Revista.Norte foi lançada recentemente com um capa fantastica com um tubo de Backside do João Guedes e tambem a "impressão digital" de João "Chimpas" Brito por isso já sabem visitem http://www.revistapontonorte.com/


A 3º etapa do circuito de surf do norte tambem foi realizada Luís Rosas, Gustavo Groenendijk e Renata Portela foram os vencedores das diferentes categorias desta etapa disputada em Afife/Viana do Castelo.
Na final Open, Luís Rosas de Aveiro, recebeu como prémio uma prancha Manila Surfboards Design, ao conseguir impor-se a Pedro Ferreira (2º), Francisco Barbedo (3º) e Filipe Pessanha (4º), numa bateria muito renhida, com constantes trocas de posição entre os 3 primeiros lugares, sendo prova disso a diferença de 0,7 pontos entre o 1º e o 3º lugar.

Na categoria Sub18, os juniores conseguiram mostrar que mesmo fora do Grande Porto há surf nas camadas mais jovens do Norte e, no final Gustavo Groenendijk de Viana do Castelo impôs-se a Micael Sousa (2º) e aos seus dois colegas de equipa Manuel Osório (3º) e Miguel Delgado (4º) levando para casa uma prancha Board Culture.

domingo, 23 de agosto de 2009

Resultados da 3ª etapa do Circuito do Norte

Devido à minha ausência, não vos posso informar de como estiveram as condiçoes e tudo o resto durante esta 3ª etapa do Circuito do Norte.

Apenas vos posso informar os seguintes resultados da Final de Surf OPEN:

1º-Luís Rosas

2º-Pedro Ferreiro

3º-Francisco Barbedo

4º-Filipe Pessanha

Pela segunda vez consecutiva, foi Aveiro que ganhou a etapa com o primeiro e o sgundo posto!

Algo também notável é o facto de os 3 atletas que já venceram usarem pranchas MANILA SURF DESIGNS. Na primeira foi Sebas, na segunda Pedrito e agora o Rosas.

Perece que finalmente temos um bom shaper pela zona Norte!

Boas Ondas,

SS

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Resultados da 3ª etapa do Pro Junior Nacional

Pois é pessoal, tanta coisa mas só estavam dois representantes do Porto na Praia Grande. Eram eles o Sebas e o Pipo.

O campeonato começou no Sábado com direitas de metro/metrão. E à medida que a maré foi enchendo, as ondas foram melhorando. Neste primeiro dia viu-se grande nível de surf por parte de Nicolau, Kikas, Ivo Cação. Em relação aos tripeiros, Sebas conseguiu o 4º melhor score do dia com um 5.93 (uma onda com um tubinho e dois routhouses) e um onda muito boa de 7.00! Passando então para os quartos de final à frente daquele que até então era o líder do circuito - Leo Belime. Para o Pipo, as coisas não correram tão bem, conseguindo um score de 4.94 e foi, então eliminado em 4º lugar.


Sebas

No Domingo, os destaques foram novamente Kikas que acabara por vencer e Nicolau Von Rupp que com apenas uma manobra por onda, conseguia fazer notas acima dos 7 pontos! Ou seja, grande show de surf. Neste segundo dia as coisas não correram tão bem para o nosso atleta local, ficando 15 minutos de heat a boiar sem fazer qualquer onda (os heats tinham a duração de 30min). Após ter acordado, Sebas não conseguiu ir para além de 6.63 como score combinado, tendo sido então eliminado por Vasco Ribeiro (1º) e João Kopke (2º).

Destaque para uma grande meia final de Pedro Pinto conseguindo eliminar o grande destaque até então - Nicolau - passando juntamente com Zé Ferreira.

Na final, Kikas demonstrou mais uma vez o seu momento de grande forma, alcançando a 2ª vitória consecutiva.


Kikas o grande vencedor

SS

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

PRO JUNIOR NACIONAL


Caros nortenhos, a 3ª etapa do circuito nacional Pro Junior é já este fim de semana, na Praia Grande e as inscrições acabam hoje às 0h00 (meia noite), por isso quem ainda não se inscreveu que o faça rápido.

As previsões são grandes, mas não vão corresponder à realidade, pois estamos no verão e os sweis de verão são sempre mais pequenos, e também porque o período das ondas é pequeno. Devemos ter ondas a rondar 1m, e segundo as minhas fontes, a Praia Grande está com ALTOS FUNDOS!

Para já o líder do circuito é o Zé Ferreira, mas há muitos candidatos à vitória por isso vai ser um grande espectaculo de surf!

Não percam!

SS