segunda-feira, 25 de maio de 2009

Entrevista a Nuno "Pumas" Corte Real


A entrevista desta semana é a de Nuno Corte Real mais conhecido por Pumas um jovem surfista do grande Porto que já fez bastantes estragos a nivel Nacional e acabado de ganhar a 2º etapa do ASM open fomos conhece-lo um bocado melhor!

Nome: Nuno Côrte-Real
Idade: 24
Treinador: Não
Anos de Surf: 10
Patrocinios:Lightning Bolt, Surf Center e Manilla

Como começas-te a Surfar?
Comecei há 10 anos, com 13. Uma das minhas irmãs já fazia há algum tempo e por isso herdei dela um fato e uma prancha de surf que ela tinha comprado por 2 contos, completamente desfeita, mas boiava e tinha até as três quilhas e isso foi o suficiente.

Como ves os muidos de hoje em dia ? Faz-nos uma breve comparação com á 10 anos atras ...
Em primeiro lugar, há 10 anos, penso que não havia mais de 10 surfistas da minha idade no Norte, e essa é uma grande diferença. Apoios e patrocínios, não havia muito por cá, pelo menos como há agora, mas havia qualquer coisa. Por outro lado, embora alguns de nós participassem num ou outro campeonato esperanças, não havia (à excepção do João Guedes) nenhum surfista que fizesse os circuitos na integra, ano após ano.
No panorama das competições, vocês estão muito mais assiduos, o que é um óptimo caminho.
Em termos de surf, tecnicamente falando, também tinhamos surfistas promissores, tal como vocês, mas que acabaram por encontrar outros interesses, ou simplesmente porque se fartaram de levar o desporto a sério, o que é normal.
Mas algo que o Norte não tinha (novamente à excepção do Guedes, pois esse sempre esteve umas quantas ligas acima), sem dúvida alguma, era um atleta mediático como é agora o Sebas.

Qual a praia que mais gostas de Surfar?
Como o cabedelo do Douro já la vai... e não apenas pela qualidade das ondas, gosto muito de Moledo, Leça da Palmeira, Maceda, Aveiro, Ponta Ruiva, Vale Figueiras e outros. Gosto muito das ondas de Peniche e já apanhei boas ondas na Ericeira, gostei muito de Ribeira d´ilhas e Coxos.

Viagens que já fizeste? E gostarias de fazer?
Por Portugal, algumas a Espanha e França, pais Basco (Mundaka), Marrocos, Nicarágua, Bali e Mentawaii...
Gostava de ir: Maldivas, Mexico, Costa Rica, Brasil, Australia (snapper...) etc...


Manobra preferida?

Não consigo responder... quando as manobras saem bem, gosto de todas.

Surfista Preferido?
kelly slater

O que achas que falta no Porto para haver uma melhor evolução dos surfistas?
Muito sinceramente, surfistas que realmente queiram evoluir. Não penso que se deva responsabilizar treinadores ou patrocinadores, ou a falta destes. Não tenho nada a dizer quanto aos surfistas que querem apenas evoluir, fazer umas ondas e até mesmo ter patrocinios e fazer uns campeonatos (em minha defesa falo claro), no entanto, acho menos boa a postura dos que não sabem bem
se querem evoluir a sério ou não, e muitas vezes apontam o dedo a tudo o resto, às condições de mar que temos, os patrocinios, os treinadores, etc.

O Norte (e o Porto) tem condições suficientes para nos levar longe como surfistas, mas continuo a achar que não há, neste momento, surfistas com a certeza de saber que querem e a vontade para realmente lá chegarem. Talento não falta, vejo muito bom surf vosso. Ricardinho, Pipo, Sebas, Lula, Benabon, Chimpas, Mourao, Nuno Lopes, e outros.
O Sebas é quem mais se esforça, penso eu, e os resultados estão aí.
Há que agradecer o esforço de quem vos patrocina, não é facil...

Para acabar gostavas de deixar alguma mensagem ao pessoal?
Sim. Podem contar comigo para boleias para ir surfar outras praias, quando posso claro, voces dão muita pica para surfar.
Por ultimo, so para entrar na onda dos vossos comentarios:
"Sebas, és nojento e merdoso ó idiota!!" (brincadeira Sebas! Abraço pa ti)
Continuem com o bom surf e disposição!
Abraço

Ricardinho

Sem comentários: