domingo, 30 de agosto de 2009

Entrevista Sebastião 'Sebas' Furtado

Fomos falar, um pouco, com Sebastião Furtado, mais conhecido por Sebas. Sebas é o surfista mais competidor do grande Porto e fomos saber sobre as suas idas aos Pro júnior europeus em vários sítios. Fizemos lhe algumas perguntas sobre orçamentos, ambiente nas provas, etc.

Aqui a têm:

Surf Porto: Sebas conta-nos lá como é estar perante estes campeonatos, fala-nos sobre o nível o grau de exigência

Sebas Furtado: Em primeiro lugar, queria só dizer que estes campeonatos nominam-se europeus somente por se realizarem na Europa, porque a nível de inscrições, entra qualquer júnior mundial. Em relação ao nível, é só o melhor nível júnior que se encontra na Europa. Temos atletas como Marc Lacomare -que ficou em 3º no Pro Junior Mundial realizado na Austrália, no início do ano -, Maxime, Adrien Toyon, Charly Martin, etc. São aletas já com um grande nível competitivo e que na maioria, já vivem mesmo daquilo. Ou seja, o grau de exigência é muito elevado.



SP: E para já, soube que não te tem corrido como esperávas. O que achas que correu mal?

SF: É verdade. Perdi todos no primeiro round. Mas pior do que isso, que é aquilo que me deixa chateado comigo mesmo, é o facto de não conseguir fazer o surf que faço no free surf, em competição. Na maioria das vezes é o nervosismo o responsável por estes desempenhos.

SP: E não achas que a parte psicológica pode ser trabalhada?

SF: Claro! Aliás, acho que deve ser trabalhada. Porque, como em tudo, é a cabeça que manda!



SP: Em relação a custos, quanto ficaria mais ou menos ir a uma etapa destas? Tens ajuda de algum patrocinador?

SF: Isso depende do sítio onde se realiza a etapa. Mas por exemplo só de inscrição são 100 dólares por prova!! Juntando isto ao dinheiro que se gasta na estadia, alimentação e transporte, fica bastante caro! Saiu tudo do meu bolso, menos a próxima etapa às Canárias que é a DEEPLY que me paga. Sem ela, duvido muito conseguir fazer o circuito todo.

SP: Qual o surfista junior que achas que tem mais futuro?

SF: Sinceramente, o surfista júnior que me tem impressionado mais é o Vasco Ribeiro!! Acho que é anormal um miúdo de 14 anos estar em 5º lugar num circuito destes!! É incrível a maneira como ele está no heat com os outros atletas muito mais velhos e muito mais nome!



SP: Que tipo de treinos tens feito ? Achas que o teu nível se enquadra neste tipo de campeonatos?

SF: Para já tenho treinado sozinho ouvindo conselhos dos mais velhos e dos atletas mais experientes, mas, em princípio, em Setembro vou começar com uma coisa nova, mas para já é cedo para falar. Sei perfeitamente que nao tenho nível para ganhar, mas penso que se surfar como surfo no free surf, consigo passar alguns heats. Vamos lá a ver como corre agora nas Canárias.

SP: Obrigado e boa sorte para as Canárias.

SF: Obrigado eu.




Ric

1 comentário:

Anónimo disse...

para entrar nos pro juniores da asp, é preciso ser sócio da mesma... certo?
explica isso, como te inscreves, na asp e nos campeonatos e quais sao as cotas